quarta-feira, 10 de março de 2010

Rentabilizar a internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS

O desenvolvimento da Internet tem tido um forte impacto na vida da sociedade. A internet tornou-se numa rede de aprendizagem e de partilha de variados serviços, para comprovar tal mencione-se o World Wild Web que foi criado para ser um repositório de conhecimentos e de partilha dos mesmos. Com o rápido desenvolvimento que se tem verificado da internet torna-se, cada vez mais, necessário preparar os indivíduos das gerações vindouras para lidarem com uma sociedade cada vez mais informatizada. É pois, neste sentido, que a partir de várias iniciativas o governo tem tentado aproximar os jovens a este novo universo. Para tal, o governo tem fomentado uma maior integração da internet e computadores nas escolas, colaborando com programas que tornam estas ferramentas mais baratas e consequentemente mais acessíveis para alunos e professores.
Cada vez mais, o número de páginas web e sites tem aumentado, sendo que se dá agora mais importância ao seleccionar informação que ao acumular de conhecimentos. Com o intuito de facilitar o acesso à informação que se pretenda o W3C pretende criar um meio universal para troca de informação. Neste sentido, O'Reilly propôs o conceito de Web 2.0, com o qual deixa de ser necessário ter o software no computador pessoal pois está disponível online. Também Monereo reconhece que a internet pode ser um forte catalizador para o bom desenvolvimento dos jovens, ajudando-os a aprender a procurar informação, a aprender a comunicar, a aprender a colaborar e a participar na sociedade.
Com o web 2.0 e a consequente facilidade de publicação on-line, assiste-se hoje a uma crescente do número de publicações e de autores. Assim sendo, torna-se absolutamente necessário ajudar os alunos a aprender a seleccionar a informação válida para o seu objectivo, neste sentido surgem actividades como a Caça ao Tesouro e a WebQuest que tiram partido dos recursos existentes na internet facilitando essa pesquisa. Além dessas vantagens, estas actividades ainda fomentam a interacção entre os jovens que se entreajudam no sentido de todos estarem ao mesmo nível de conhecimentos participando de igual forma nas actividades propostas.
Com todo este "facilitismo" por parte do governo para que todos tenham acesso às infra-estruturas necessárias para um bom desenvolvimento dos alunos no meio virtual, cria-se o conceito de ESCOLA VIRTUAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário